Equipamentos / Infraestruturas

As infra-estruturas da Freguesia vão no sentido de dar respostas aos problemas de melhoria de condições de vida da população no que respeita à higiene e salubridade, manutenção de estradas e caminhos, conservação de escolas, cemitério e recintos públicos.
 
É na sede de Freguesia que se encontra o cemitério que cobre todos os lugares pertencentes. O abastecimento de água tem cobertura a 100%, chegando a todos os lugares pertencentes á Freguesia. Relativamente a correspondência, encontra-se nesta Freguesia um posto dos CTT a funcionar de Segunda a Sexta-feira e o carteiro faz o giro diário por todos os lugares da Freguesia.
 
Calvão está dotada de um banco com multibanco, satisfazendo as necessidades das pessoas da terra.
 
A recolha do lixo e efectuada 2 vezes por semana pela Câmara Municipal de Vagos, percorrendo todos os lugares da Freguesia, existindo ainda vários ecopontos.
As crianças podem ainda no lugar de Calvão, usufruir de um parque infantil onde é possível passar momentos de lazer.
 
Ao nível dos transportes, a Transdev serve diariamente a Freguesia, com ligações a vários pontos, sendo que em Calvão também existe também uma praça de táxis. 
 
Na área do lazer, esta Freguesia dispõe de dois poli desportivos ao ar livre onde é possível a pratica de vários desportos e de três gimnodesportivos, e ainda um parque de merendas com uma bonita lagoa onde é possível passar bons momentos junto com família e amigos. Quem necessitar de serviços relacionados com combustíveis, está dotada esta Freguesia de um posto de abastecimento, satisfazendo as necessidades das pessoas da terra e de quem por aqui passa.
 
No âmbito da saúde, a freguesia tem ao serviço da população a Extensão de Saúde de Calvão, prestando os cuidados básicos e primários á população, sendo que em casos de maior gravidade, os habitantes deslocam-se ao Hospital Infante Dom Pedro, na sede de Distrito, com uma área de influência que compreende os Concelhos de Aveiro, Águeda, Albergaria-a-Velha, Ílhavo, Oliveira do Bairro, Murtosa, Vagos, Estarreja e Sever do Vouga, articulando-se em rede de forma complementar com os Hospitais Distritais de Estarreja e Águeda. De realçar que esta Freguesia está também munida de uma farmácia e por duas clínicas que prestam serviços nas mais diversas valências. 
 
Especial destaque para o Centro Social Paroquial de Calvão, pois é esta instituição quem cabe o difícil papel de prestar o apoio social a quem necessidade tem deles, nomeadamente centro de dia, ATL, cresce, apoio domiciliário, entre outras valências.
 
Relativamente á educação, Calvão tem ao dispor das crianças/jovens da terra três escolas, duas no lugar de calvão (EB1 de Calvão e Colégio de Nossa Senhora da Apresentação), sendo que é orgulho desta terra ver os seus jovens partir apenas para prosseguirem os estudo universitários, uma vez que aqui se proporciona o ensino até ao 12º ano, e uma outra escola no lugar de Cabecinhas (EB1 de Cabecinhas), onde as crianças podem estudar da primeira á quarta classe, podendo depois prosseguir os seus estudos no lugar sede de Freguesia. De realçar que também na terra estão disponíveis para as crianças os serviços de ATL e infantário, assim como jardins-de-infância e parques infantis ao ar livre.
 
Freguesia culturalmente rica, desde sempre foi privilegiada por associações extremamente diversificadas que dignificam e promovem o nome desta terra, onde a Associação Cultural de Calvão, o Grupo Coral de Santa Cecília de Calvão, o Grupo de Teatro de Calvão, o Agrupamento de escuteiros 850 desempenham um papel fundamental na história cultural desta terra. 
 
O Grupo Desportivo de Calvão, assim como o Grupo Desportivo de Pesca de Calvão têm um papel fundamental na prática desportiva desta terra, promovendo o desporto na Freguesia, onde jogar por amor à camisola e transportar tudo isso num clima de verdadeiro ambiente hospitaleiro são alguns dos trunfos que mantêm bem viva a chama desta vertente desportiva. 
 
O Colégio de Nossa Senhora da Apresentação tem também um papel primordial no desporto da terra, onde o voleibol, o basquetebol e o ténis são desportos de eleição nesta Freguesia, tendo no seu curriculum vários troféus, quer a nível regional, quer a nível nacional.
 
De salientar que aqui na terra, as pessoas têm ao seu dispor uma piscina coberta, três polidesportivos, dois gimnodesportivos, um campo de futebol de onze e um campo de futebol de sete com piso sintético.