Ordenação Heráldica

Brasão: escudo de púrpura, carro de bois de ouro, realçado de negro; em chefe, livro de prata, realçado de negro e pintado de verde, entre lira de ouro e máscara de teatro, do mesmo. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: "CALVÃO - VAGOS". 
Bandeira: amarela. Cordão e borlas de ouro e púrpura. Haste e lança de ouro. 
Selo: nos termos da Lei, com a legenda: "Junta de Freguesia de Calvão - Vagos". 
 
Documentos Oficiais: 
Parecer emitido a 23 de Janeiro de 2001.
D.R.: Nº 61 de 18 de Março de 2002.
DGAL: Nº 98/2002 de 18 de Abril de 2002.
 
A ARPA - Representa a cultura pela faceta da música. As gentes de Calvão apresentam uma apetência para a música, quer instrumental, quer coral.
Existe nesta freguesia uma associação cultural, ligada à música coral: "O GRUPO CORAL SANTA CECÍLIA". 
Recentemente foi inaugurado um órgão de tubos, na igreja paroquial, estando vários jovens a preparar-se para lá tocarem.  
 
O CARRO DE BOIS - Em termos económicos,no passado, a população desta freguesia tinha uma actividade virada para a agricultura. Com esta imagem pretende-se homenagear todos os agricultores do passado e do presente que fazem desta honrosa actividade a sua principal fonte de rendimentos. 
 
O LIVRO - Representa o saber. Muitas pessoas desta freguesia apresentam formação superior. Era a freguesia do concelho de Vagos que mais pessoas tinha com cursos superiores. Nas gerações mais antigas o seminário constituíu a forma pela qual as pessoas conseguiam obter uma maior formação. Daqui a existência de numerosos padres que descobriam a sua vocação naquela instituição. Mesmo aqueles que, no passado, obtiveram cursos superiores, usufruíram de uma formação inicial no seminário.
Calvão ainda teve um seminário menor que, nos anos recentes se converteu em colégio diocesano. 
 
A MÁSCARA - Representa a cultura na faceta das artes cénicas.
Em calvão sempre existiu uma apetência, fora do vulgar, para o teatro. Há alguns anos atrás faziam-se RÉCITAS com bastante regularidade. Posteriormente, esta predesposição foi assumida pelo GRUPO DE TEATRO DE CALVÃO, que durante vários anos pôs em cena muitos dos consagrados autores nacionais e internacionais. 
Actualmente o GRUPO DE TEATRO DE CALVÃO encontra-se numa fase de "dormência", acreditando o executivo desta junta que "acordará" para a implementação da cultura na nossa terra.  
 
A COR PÚRPURA DE FUNDO - Esta cor reflete a forte religiosidade desta freguesia. É uma terra que se afirmou por ter dado muitos padres, quer diocesanos, quer missionários. Também, muitas religiosas, que pertencem a diferentes ordens nasceram nesta localidade. Actualmente verifica-se uma crise vocacional.




CIDADÃO PARTICIPATIVO


OCORRÊNCIAS

CONTACTOS ÚTEIS

LIVRO DE VISITAS

BALCÃO VIRTUAL