Agrupamento de escuteiros 850-Calvão

Dados da associação
Nome: Agrupamento de escuteiros 850-Calvão
Morada:
Código postal:
Nº Contribuínte:
Email: geral@agr850.cne-escutismo.pt
Website / url: www.agr850.cne-escutismo.pt
Nº Telefone:
Nº Fax:
Pessoa de contato:
Contato de responsável:

O Escutismo em Calvão é implantado em 1928 com o Reverendo Padre António Martins Baptista. Aproveitando todos os meios para levar Jesus a ser conhecido junto da juventude, formou um grupo de escuteiros. E foi precisamente no dia 22 de Abril de 1928, que o Sr. Reverendo Padre Baptista instruiu  devidamente um grupo de rapazes, para que pudessem fazer as primeiras promessas de Escutismo na freguesia de Calvão.
Este grupo de rapazes foi baptizado com os nomes de Raposa e Andorinha, com o n.° 41 e tomou como Director o Padre António Martins Batista, chefe: - Manuel da Rocha Creoulo e passado pouco tempo Eugénio da Silva Frade sendo chefe adjunto Hermenegildo Carvalhais. O grupo contava nesta altura com 33 membros  
Escutas e 15 lobos.
Em 1939 o Padre Batista por ordens superiores deixa a freguesia e o agrupamento acaba por extinguir-se.
Entre 1984 — 1990 o escutismo na região de Aveiro, teve uma forte implantação. Foi precisamente nessa altura que a zona sul aderiu em força ao movimento. E, claro, Calvão não fugiu à regra. Havia a necessidade de proporcionar aos jovens, alguma coisa que os motivasse a sentirem prazer de viver. E  para tal, nada melhor que oEscutismo, pois ensina aos jovens o bom senso , num mundo insensato como o actual; a desenvolverem e elevar o serviço activo do Amor e do Dever para com DEUS e para com o PRÓXIMO. Foi este o objectivo do seu fundador Baden Powell.
Assim em 1986 dois casais e um jovem foram convidados pelo pároco de Calvão, Padre José Arnaldo Simões, para frequentarem o C.I. ( Curso de  Iniciação) e o C.I.P. (Curso de Iniciação Prática) . O entusiasmo por parte destas pessoas : Manuel Evangelista da Costa Pinho, Maria da Conceição de Jesus  Hipólito Pinho, Franquelim Matias, Maria da Purificação Jesus Belo Matias e Leonel Seroto Rocha, foi grande e entre Dezembro de 1986 a Maio de 1987, prepararam-se para formar o Agrupamento de Escuteiros de Calvão.
São constituídas 2 patrulhas mistas de 16 elementos com os nomes de Lobo e Rola e em 30 de Agosto de 1987 realizam-se as primeiras Promessas para Chefes e Juniores (hoje Exploradores ).
Logo a seguir forma-se a Alcateia que é constituída por 14 Lobitos e por despacho de 12/11/87 e publicado na O S N n.° 418 são oficializados as seguintes filiações: o Agrupamento n.° 850 - Patrono S. Pedro; Alcateia n.° 23 - Patrono S. Pedro; Grupo Júnior n.° 29 - Patrono S. Pedro.
O pontapé de saída estava dado e a partir daqui o Agrupamento foi crescendo em termos de Chefes como também em número de jovens que têm aderido ao  Movimento ( foram criados mais tarde os grupos Pioneiro sendo o seu Patrono D. Bosco e o grupo clã sendo o seu patrono Padre Batista ).
A escolha de S. Pedro para patrono do Agrupamento deve-se exclusivamente ao facto de ser o padroeiro da Paróquia.
O primeiro chefe de Agrupamento foi Leonel Seroto Rocha, depois Manuel Evangelista da Costa Pinho e presentemente é Marisol Domingues dos Santos.
O Agrupamento conta à data com um efectivo de 95 elementos, distribuídos pelas 4 secções e conta ainda com 11 dirigentes.
Ao fim de 10 anos de existência podemos afirmar, em termos de balanço, que os resultados são positivos. O Agrupamento já participou em 2 Acampamentos  Nacionais e em 2 Regionais. Mas o objectivo  principal do Agrupamento é a formação de homens do amanhã, com sentido de responsabilidade e voltados para o seu  próximo.
Na paróquia onde estamos inseridos procuramos colaborar em todas as actividades que são propostas à comunidade.
Presentemente o objectivo principal do Agrupamento é a construção de uma sede própria. Com a ajuda da paróquia, projectora e obra, serão uma realidade a curto prazo!!!